13/10/2015

Gintama

Oi, tudo bem? Meu nome por aqui é Louise, mas podem me chamar de Loi!
Desculpa, ainda não consegui encontrar um jeito de começar isso. Já tive blog antes, e devo dizer que era horrível, e acredito que ninguém quer se lembrar dele. Espero.
Resolvi começar esse blog apenas porque quero mostrar para as pessoas as coisas que mais gosto. Não vai ser resenha só sobre animes, ate por quê, não tenho assistido muitos animes. Apenas irei começar com eles, pois é a única coisa que tenho memória boa nesse momento. Eu iria começar também, pelo meu anime favorito que é FullMetal Alchemist, mas já faz 2 anos que eu assisti, e não tô com uma bela memória para falar sobre ele, ficaria mais uma recomendação, entende? Então, vou falar sobre meu anime favorito no momento, que é Gintama.


E antes que falem que Gintama não acabou, eu sei disso. Então vou falar sobre ele ate a temporada que foi lançada em 2015. Se gostarem, eu posso pensar em fazer daí pra frente.

Título: Gintama
Autor: Sorachi Hideaki
Ano: 2006 ate os dias atuais (anime), 2003 ate hoje (mangá na Jump)
Estúdio: Sunrise
Filmes: 2
Temporadas: 12 ate o momento
Sinopse: "A história de Gintama ocorre em Edo (hoje conhecida como Tóquio por causa de sua mudança de nome em 1868), o Japão, que foi conquistada por alienígenas chamados Amanto no período Edo. Os samurais do Japão lutaram contra os estrangeiros, mas depois de sua derrota, os Amantos colocaram uma proibição de espadas. A trama é focada em um samurai excêntrico, Gintoki Sakata que ajuda um adolescente chamado Shinpachi Shimura salvar sua irmã Otae de um grupo de alienígenas que querem torná-la parte de um bordel. Impressionado com Gintoki, Shinpachi se torna seu aprendiz e trabalha com ele como freelancer para pagar o aluguel mensal onde vive Gintoki, bem como saber mais sobre ele. Os dois resgataram uma adolescente alienígena chamada Kagura de um grupo de Yakuza, que queria usar a sua força sobre-humana para matar pessoas. Kagura se junta á Shinpachi e Gintoki para trabalhar como freelancer. Ao fazer o seu trabalho se deparam muitas vezes com a polícia a força Shinsengumi, que normalmente aliado com eles no seu trabalho, uma vez que geralmente envolvem criminosos perigosos. Eles também vêm ao encontro de antigos camaradas de Gintoki durante a invasão Amanto, incluindo o terrorista Kotaro Katsura que mantém um relacionamento amigável com eles, apesar de sua ambição de destruir o bakufu. Por outro lado, Shinsuke Takasugi atua como um antagonista principal ao longo da série, como ele quer destruir o bakufu de uma forma mais violenta do que Katsura." Créditos: X

Não sei bem como começar, ainda mais com Gintama. Pois, é um anime do tipo que você gosta tanto que nem sabe direito sobre o que ele é.
Vou dividir em tópicos a resenha, não acho que vai ser bem uma, mas espero que fique bom.

Enredo:

O enredo de Gintama, no começo pode parecer simples, um típico shounen, mas você esta totalmente enganado sobre isso. O modo que vai se desenvolvendo de forma devagar ao longo das sagas é impressionante. Claro que é recheado de comédia, na minha humilde opinião, é o melhor anime do estilo. E mesmo em uma saga completamente seria, Gintama não perde a oportunidade de fazer piada sobre algo, e é impossível não dar pelo menos uma risada enquanto assiste.
E se você pensa que só tem comédia, haha, estou rindo. Não. Você vai chorar muito em sagas, pode ir pegando seu lenço. Por trás dos sorrisos dos personagens pode ter um passado ruim, ou algo triste vai lhes acontecer. Principalmente em determinada saga sobre a irmã de alguém, não quero dar spoilers. Mas, já aviso, Você vai chorar! Ou pelo menos ficar um pouco triste, se não, você não tem coração.
Claro, também tenho que falar sobre as sagas com vilões badass, querido, quando essas sagas começarem, eu duvido muito que você vai conseguir desgrudar da tela do seu pc ou celular. Pois, o modo que elas se desenvolvem, os segredos nela, e as lutas! Meu Deus! Como conseguem serem tão perfeitas? O Sorachi, consegue fazer isso tudo tão bem... E olha, ate hoje eu não entendo como Gintama não é muito popular no Brasil. Todos os personagens envolvidos na saga, nenhum é esquecido e tem importância na saga, pode não ser em luta, mas em alguma cena, sem contar que o anime é como One Piece, nenhum personagem é esquecido, mesmo depois da saga.
OTP! GinHiji <3
Quase iria me esquecendo, toda saga, SEMPRE terá uma referência de algum anime/filme/serie! Você pode ate não perceber, por isso é bom assistir com algum fansub realmente dedicado, que ele irá colocar todas as referencias nas legendas.
Também tenho que comentar, que grande parte do enredo de Gintama é uma referencia à alguma figura importante da história japonesa, como um dos principais, Hijikata Toshiro, um membro da Shinsegumi, inspirado no Hijikata Toshizō, importante figura na história, na verdade, praticamente toda Shinsegumi é inspirada em alguém da história, na verdade o nome é da policia histórica japonesa! E isso, torna Gintama ainda mais interessante de se assistir.

Personagens

Agora, uma parte muito. Mas, MUITO! Difícil de falar, sobre os personagens, porque por mim eu queria comentar sobre todos, porque em Gintama é impossível não gostar de um único personagem. Olha, se você não gostar de algum personagem, do tipo odiar, não sei o que dizer sobre você. Porque, meu Deus, são todos tão amáveis! Você pode ate gostar mais de algum do que de outro, mas não não não, odiar algum é impossível.
Todos os personagens do anime são bem construídos e bem explorados, não existe um que você tenha dúvida sobre o passado ou personalidade, além do Gintoki, que o passado dele vai sendo mostrado aos poucos, mas a personalidade do protagonista é bem clara. E não, não tem só comédia nele, ele é maduro do tipo zoeiro. Você vai percebendo e acompanhando tudo sobre ele ao longo do anime, e isso é bem gostoso de assistir.
Queria comentar sobre cada um dos personagens, mas como não dá. Vou falar sobre dos iniciais, porque alguns podem serem considerados spoilers, ou ficar sem graça de assistir se eu falar sobre tudo.
Kagura:
Integrante do clã mais poderoso do universo, o clã Yato, Kagura é a protagonista que trabalha no Yoruzuya Gin-san. É uma personagem cômica, e nada comum de protagonista. Não sei bem como dizer sobre minha personagem favorita, ela veio de outro planeta para a Terra, e acabou aos cuidados de Gintoki depois de certos acontecimentos, e aí a relação como pai e filha começou. Sua fonte de inspiração é o seu tutor, e não é mocinha indefesa! Ainda mais por ser uma Yato, consegue bater em muitos personagens, suas lutas são bem melhores que muitas por aí, e luta com a Kagura é o que não falta, é só se encontrar com Okita Sougo hora que tenho surtos com o otp , e aí já vem briga. A Yato sempre esta fazendo piadas com alguém, e sempre de bom humor, é quase impossível ver ela triste. Tem um cachorro gigante chamado Sadaharu, e é muito comilona, come por 100. Além de dizer que odeia seu pai, isso pode ser visto como mentira, por várias coisas, quem ela realmente não gosta é de seu irmão, Kamui.

Sakata Gintoki
ri muito nessa cena, e foi difícil escolher
uma cena com Gin, todas são ótimas!

Líder do Yorozuya, Gintoki é o protagonista, é um personagem com um passado incrível, e um pouco misterioso, mesmo depois de tudo que lhe aconteceu, ele é o personagem mais humorístico. Gintoki depois de participar da guerra como uma das figuras mais importantes dela, ficou conhecido como Shiroyasha devido a sua habilidade com a espada e cabelo branco, mas por sorte, ele não foi reconhecido e conseguiu criar o Yorozuya Gin-san para ganhar a vida de forma simples, o que nãp deu certo, pois é um completo preguiçoso e falido, mal consegue comprar comida, e devido a ser fã da Jump, vive gastando o pouco dinheiro com a revista e o seu vício com leite de morango (e outras coisas doces também) também ajuda. Ahn, para completar ainda não paga o salário de Kagura e Shinpachi (e também não ajuda na formação do Shinpachi como samurai),com isso já da pra perceber o quão engraçado é esse protagonista. Sem contar, que não paga o aluguel, como se não bastasse ser preguiçoso e vagabungo, ainda tem que ser um Seu Madruga, e ainda sim consegue ser um dos meus personagens favoritos. ´

Shimura Shinpachi 

Seu sonho é ser um samurai e compartilha o sonho com sua irmã de reviver o dojō de sua família, e também um integrante do Yorozuya, Shinpachi pode ser considerado o protagonista que mais sofre bullying da história dos animes. Segundo seus amigos, seu nome poderia ser apenas "Óculos" e piadas com ele é o que não falta, eu adoro o Shinpachi, mas amo as piadas com ele. O garoto foi baseado no Nagakura Shinpachi, outra figura importante da história japonesa. Também pode ser considerado como o personagem serio da serie, pois é raro ver ele fazendo alguma piada, ele é visto apenas sendo zuado, Shin também é um otaku viciado em uma cantora chamada Terakado Tsuu, tem ate mesmo um fã clube, e sim, é o líder. Ahn, mas tenho que admitir, se a aparência dele e personalidade fosse como no filme, ele seria bem mais legal.


Okita Sougo


O sádico, o destruidor de sonhos românticos de garotas, o comandante da segunda divisão da Shinsegumi, Sougo! Okita é uma personalidade bem diferente de Gintama, um garoto que gosta e sente prazer vendo as pessoas sofrerem, vive tentando matar Hijikata para tomar seu lugar na policia de Edo, e em pé de guerra com Kagura, mas percebe-se que ele não odeia Kagura, e vê Hijikata como um irmão mais velho chato que você quer longe de si. É um samurai forte (mas vive com uma bazuca), tanto quanto o protagonista, baseado também em uma figura histórica chamada Okita Souji, é um de meus personagens favoritos. Tem um grande carinho pela sua irmã Mitsuba, e é a única que consegue transforma-lo em uma pessoa gentil. Outra coisa para se citar sobre Sougo, é que ele gosta bastante de Gintoki, pelo fato dos dois gostarem de torturar e humilhar, e acredito, que tem respeito por ele e seu comandante Kondou (Gorila). Ahn! Okita também é bem dorminhoco, pode se perceber que ele usa aquela mascára para dormir e carrega ela pra todo lado.


Hijikata Toshiro

Hijikata é o Vice-Comandante da Shinsegumi, conhecido como Vice-Comandante-demoníaco, e Maníaco por Maionese, ele é um personagem serio também, mas não que não seja engraçado. É cômico vê-lo comendo maionese como se fosse água ou doce. Hijikata é um grande samurai da Shinsegumi, e fumante. Tem um grande respeito por seu superior, Kondou, e uma pequena -ou talvez grande- rixa com Gintoki, talvez por serem um pouco semelhantes. Não tenho muito para falar sobre ele, mas é um personagem bem divertido.


tristes por eu não ter falado sobre eles
Eu iria falar sobre o comandante da Shinsegumi, Kondo Isao, mas não tenho muito que dizer além de ser um dos mais cômicos de Gintama e o stalker da irmã de Shinpachi, eu gosto muito dele, mas realmente não sei como descrevê-lo, assim como o Madao, um mendigo que não serve pra nada. Tipo, vocês tem que verem por si próprios. Então fica aqui uma menção honrosa sobre os dois. É sério, eu queria falar sobre os dois, mas simplesmente não sei como.

Katsura Kotaro

Katsura é um líder joui, e fugitivo de Edo. Antigo amigo de Gintoki, ele agora é um grande inimigo da Shinsegumi, vive tentando recrutar Gintoki para a força joui, pelo os dois serem amigos de infância e terem lutado juntos em uma guerra. Tem um animal estranho chamado Elizabeth, são melhores amigos. Sua personalidade é calma, porém retardada, ele foi baseado no Kido Takayoshi. É um personagem inteligente, ou talvez não, pode ser só a minha opinião. Tem uma queda por donas de casa, ou trabalhadoras... Uma vez por alguns eventos, ele ficou preso em um restaurante, e conhecemos Ikumatsu, que causa grandes surtos! Oh, Deus!

Takasugi Shinsuke

lindão
Ele é líder do Kiheitai, e antagonista. Era um amigo de Gintoki e Zura, juntos eles lutaram na guerra Joui, mas devido a alguns acontecimentos, ele acabou virando um vilão. Ele é um dos vilões (ou anti-vilão, depende de que ponto você comentar sobre ele) que mais gosto, seu objetivo é destruir o mundo que lhe tirou seu amado professor, e ele é cruel e viciado em yakut. Takasugi tem um grande ódio por Gintoki, apesar que no começo de sua infância ele era o melhor amigo do samurai. Foi baseado no Takasugi Shinsaku.

Sakamoto Tatsuma

Agora vamos falar do divo do Sakamoto, eu adoro esse cara, ele é o líder de uma facção de negócios chamada Kaientai, amigo de Gintoki, que nunca fala seu nome certo, ele lutou ao lado deles na guerra Joui, tem uma relação com Mutsu, sua Vici-comandante, que ela concorda com Gintoki que ele é um idiota nato. Tem um grande talento com negócios e vive enjoado nos navios, ele é otimista e está sempre com um sorriso no rosto, e com uma risada estranha e que é impossível não rir dela. Foi também baseado em uma figura histórica, Sakamoto Ryoma.


Vou falar somente sobre esses, porque são muitos, e apesar que eu ame todos, acho que não dá pra falar sobre todo mundo, aí peguei os inicias (50~60 eps) mais importante para a história. Mas, eu amo a Otae, Tsuki, Kyuubei, e todas as meninas, e todos os outros que eu amo, como o Kamui, e outros personagens! Só que fica realmente muito difícil falar sobre eles, apesar que eu queria.

                      
Outra coisa que acho linda em Gintama, é o desing dos personagens e a arte também, muita gente não acha tão bonita, mas eu adoro. E acho que os personagens são lindos, Takasugi, Sougo e Kamui que o diga, porque neh, eles são muito lindos! Como se para Sorachi não bastasse a personalidade forte, também tinha que deixa-los lindos! Ta querendo que a gente vire aqueles viciados em personagens, é? Tem que ser forte para não viver por eles!
Também temos que comentar sobre a trilha sonora de Gintama, sem contar suas openings super engraçadas e contagiantes, e suas endings lindas, nos episódios também são ótimas, eu adoro a que toca quando começa o episódio e toca aquela musiquinha. Eu simplesmente amo tudo em Gintama! Não sei nem como falar sobre tudo. Vou deixar minhas favoritas:

Quando ouvirem essas músicas, vão perceber como são lindas, e talvez fiquem com vontade de assistir só por elas. Ou pela Kagura, porque ela é linda e apaixonante. Ahn, também tenho que falar sobre o universo 3Z, que é meio que uma OVA de 3 minutos no final de alguns episódios, nele Gintoki é professor da sala 3Z, e os outros personagens são alunos, é algo bem divertido de assistir, e eu amo fanarts sobre eles.
Outra coisa para comentar, é como você pode ter otp nesse anime, meu deus quantos personagens eu tenho que shippo muito. Okay, tudo bem que isso não é importante aqui, mas é que eu queria muito falar sobre. OkiKagu é shippavel demais!
Os filmes de Gintama são ótimos, e eu não vou falar muito sobre, pois o post já esta ficando enorme, se quiserem, posso falar sobre em outro post, o que acham? O filme tem um desing lindo, e todos os personagens estão lindões, e o enredo é ótimo também. 
Conclusão: O anime é ótimo, e deveriam assistir quem ainda não viu. Pode ser que o começo seja entendiante, no entanto, em determinado momento, fica impossível não acabar, seja o anime ou o mangá. A comédia é bem desenvolvida, a ação, drama, história dos personagens. Então, o porque de não assistir? 

Bem, vou ficando por aqui, e me digam opinião do que melhorar. Espero que tenham gostado.
Bye! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário